AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

AMOR DE FILHO...ÚNICO E INESGOTÁVEL

(na imagem, eu e minha adorada mãezinha Donalba, abril de 2011).

 Eu ainda tenho a minha velha mãe.Graças a Deus!!! Depois de um susto em que toda a minha numerosa família se cotizou nas orações, aliados aos meus queridos amigos aqui do blog e também fora dele, ela finalmente teve alta e ontem(dia 29/08) pode finalmente voltar ao nosso convívio. Infelizmente eu não estou ao lado dela, resido temporariamente no Japão, mas sei que minhas outras cinco irmãs queridas,em especial a irmã Rosemary, primogênita de uma família de "Sete Valentes"(irmão Joaquim, "in memoriam"), estão cuidando na recuperação dessa minha "velhinha", que mesmo aos 96 anos ainda está lúcida(graças a Deus), adora novelas(é fã incondicional do Fábio Assunção...eu sempre brinco com ela dizendo que ele é feio, parece o Beiçola..rs).

 
(na foto, eu e minha irmã Rosemary, abril de 2011) 

 Todo filho deveria amar a mãe, sem nenhuma prerrogativa, nenhuma desculpa, nenhum senão, nenhuma mágoa, nenhum rancor... Todo filho deveria não amar a mãe, mas idolatrar, colocar o seu amor sob qualquer outra pré disposição, rótulos,conceitos ou denominativos de relação entre pessoas... Todo filho deveria agradecer todos os dias pela vida que ele tem, e por consequência, olhar aos céus pedir ao nosso Bom Deus que olhe e ilumine os caminhos da mãe que um dia lhe concedeu a vida. Todo filho deveria já nascer com uma cartilha, onde a principal "legislação", deveria ser..."Ame a Deus e a sua mãe, sob todas as outras coisas". 

 Desejo agradecer de coração, todos os amigos, minhas queridas amigas em especial, que me enviaram votos de uma pronta recuperação da saúde de minha mãe Donalba. As orações e os pensamentos positivos, com a graça de Deus, nos deram a perseverança da saúde restabelecida. Obrigado! Obrigado! Obrigado!!! Um beijo afetuoso no coração de todos!!!Fiquem com Deus, e sempre tenham a certeza...Ele Sabe o Que Faz!!!
 Rubi.

sábado, 25 de agosto de 2012

A FORÇA DE UM,FAZ A DIFERENÇA




A vida é efêmera. Já disse isso várias vezes por aqui. Temos em vida, uma missão na terra. Mas penso também que essa missão difere muito quando nascemos, vivemos e residimos em um determinado lugar,cidade,ou mesmo um país. Essa mesma missão que me refiro, tem dois lados.Por exemplo, um bebê que nasce de uma família da favela de Heliópolis(SP) e de um outro que nasce de uma família abastada, digamos...na Suíça. Polos muito distantes e economicamente falando, "disformes".
Cada um desses bebês, tem sua missão na terra. Vocês podem até  imaginar, um teria mais facilidades do que o outro? Em vida adulta, um poderia comprar até um iate se quisesse, e o outro, talvez já se contentasse com uma Brasília 82...
Essa é a realidade quando um nasce em berço esplêndido e um outro tem "que correr atrás". Contudo, apesar das discrepâncias, as missões de ambos na lei divina é UMA SÓ. 
FAZER O BEM. Um deles pode fazer usando o dinheiro que tem. O outro, pode fazer,usando as suas boas ações e a sua boa índole.
No vídeo acima, o garoto indiano deu a sua lição, de como fazer o bem, numa única e simples ação. Sozinho, começou a tentar empurrar o gigantesco tronco de uma árvore que caiu na avenida, interrompendo o tráfego. Isso serviu de lição para as outras pessoas, que se juntaram a ele, e JUNTOS, tiraram aquilo que estava atrapalhando o caminho de muitos.

Isso me lembra muito o mundo animal das formigas. Trabalham de forma coletiva, para viverem em harmonia e de bem com a vida. Elas tem também a missão que Deus lhes confiou. E são simples insetinhos que até podem terem nascido na Suiça, ou em Heliopólis, contudo, são TAMBÉM filhos de Deus.

"A FORÇA E A AÇÃO  DE UM PODE ATÉ NEM SER NOTADA, MAS A SUA INICIATIVA EM FAZER COM QUE MUITOS TENHAM AÇÃO E FORÇA, É MARCA INATINGÍVEL NA CONCEPÇÃO DE UMA PESSOA DO BEM".

Desejando um final de semana maravilhoso para todos, termino este com a fé de que os meus problemas de saúde em família(mãe) sejam restabelecidos com o pronto restabelecimento e saúde revigorada. Deus é Grande, Deus é Pai e é nosso Condutor da vida.
Um beijo amigo e com fé,
Rubi.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O QUE É CATIVAR? SIGNIFICA CRIAR LAÇOS!(Exupéry)




Hoje ao chegar em casa
Um pacote me encheu de felicidade
Havia chegado um presente
De uma amiga de distante cidade.

A bela Camboriú abriga
A nossa querida amiga Lelê
Que com peças tão lindas e delicadas
De presente nos enviou...

Minha Nininha até  foi agraciada
Com um lindo tapetinho de sobrepor 
Quanta ternura  foi demonstrada
Nessa amizade multicor.

De tão linda
a lixeirinha para carro "mudou de ramo"
Fiz dela um guarda-controles
E guardarei como coisas que amo.

A bela e florida toalha  minha amiga
Guardaremos para o nosso retorno.,
Pois o uso dela em nosso lindo Brasil
Com certeza será mais gostoso.

Recebemos também os porta-copos
Tão bem feitos e decorados.
São lembranças tão singelas
Que agradecemos emocionados.
*~*~*~*~*~*
Este post tem o objetivo de compartilhar aos amigos, a minha alegria e contentamento, de receber aqui no Japão, um presente tão especial e querido da nossa amiga Maria Helena(Lelê), do ART BY LELÊ, do Balneário Camboriú,Santa Catarina. Ela nos agraciou com uma mostra de seu lindo trabalho artesanal em patchwork, nos enviando uma toalha de mesa toda especial, que guardaremos para usar no Brasil,lógico(rs),além de porta-copos ou como ela nos disse, para portar xícaras de chá, quando estivermos blogando. Além lógico, de um mimo todo especial para a "afilhada" dela, a Nininha, que recebeu toda faceira o bonito tapetinho para ela colocar as tigelinhas de refeição.Ficou maravilhoso Lelê, lindo,lindo...

Tenha certeza que além dos presentes, o mais importante disso tudo, é a gente saber que se pode construir amizades com pessoas que apesar da gente não conhecer pessoalmente, sabemos cativar e deixar um pedacinho da gente em seus pensamentos.

Nosso muito obrigado minha amiga, Papai do Céu lá de cima ilumina a nossa amizade!
Beijos,
Rubi,San & Nina.





domingo, 12 de agosto de 2012

O MEU VELHO PAI "VALENTE"...

Hoje comemoramos o DIA DOS PAIS. 12 de Agosto. Eu como pai, você que me lê agora, sendo pai, ou mesmo minhas amigas tão queridas que tenho aqui, que ainda tem a felicidade de terem ao lado os seus papais, desejo oferecer este post...(além do meu, óbvio!)

12 de maio de 1963. Época da revolução, da política brasileira de dois partidos, ARENA e MDB.E uma época apesar de um pouco distante dos tempos de "bang-bang" dos filmes hollywoodianos, os homens da política desse tempo gostavam de resolver suas diferenças à bala.

À todos os amigos que me seguem aqui, o assunto até pode parecer um pouco "enfadonho"...pô,história da família do Rubi, quem se interessa por isso? Eu sei que muitas vezes quando trazemos nossa história própria aqui para o mundo da blogosfera, muitos passam os olhos rápido no texto, poucos leem ,etc. e tal. Mas o post eu abro e dedico aos amigos que me tem uma certa estima e valorizam a nossa amizade.

Eu sempre percebi a diferença entre a postura entre o PAI e a MÃE, na educação, disciplina e formação de valores na vida de um filho. Tem vezes que comparo que o pai, digamos é como astrônomo experiente e com vários anos de trabalho, que quando vislumbra uma nova estrela no espaço cósmico, procura lapidar,controlar, medir, e depois de ter certeza que está pronta para ser vista, DIVULGA e sente orgulho em saber que foi ele quem a achou. Já a mãe(por favor gente, lógico que toda regra tem sua exceção, tem mães que fazem sozinhas o papel de pai/mãe, e "tiro o chapéu" para essas "Valentes" guerreiras, que deveriam receber presentes dobrados em maio e agosto), contudo, existem muitas mães que relevam e abrem muito as chamadas "porteiras" para os filhos. Vocês querem um exemplo?

A filha completa seus 15 anos, tem desejo de ir com os amigos a um baile funk, após a festa do seu níver, que o pai fez,  contando com a presença digamos...sei lá, do Luan Santana..(sic..rs!).O pai proíbe, veta, entende que é perigoso, é tarde, etc. e tal.
Já a mãe, que ficou a tarde toda preparando o vestido, os sapatos, a maquiagem e os preparativos para a festa debutante da filha, de uma certa forma se emociona com o desabrochar da "sua flor", e vendo a "sofreguidão" da filha, clamando para ir pela primeira vez a um baile funk, pedindo com os olhos cheios de lágrimas, "abre a porteira" e aí tenta convencer o pai a deixar que ela vá com os amigos ao baile...

Óbvio, aqui é uma mera ficção...Mas querem saber como poderia ter acabado essa "historieta"?. Desculpem a dramaticidade, poderiam ter perdido uma filha e um casamento...
Por isso, que digo,  geralmente, os pais FECHAM a porta. As mães, ABREM. Mas isso é até normal, a mãe dá a cria e com isso muitas vezes o cordão umbilical parece não se romper jamais. Parecem seres indivisíveis, que não se pode tirar metade. São praticamente seres "caras-metade".

Meu pai JOAQUIM...Um pai VALENTE. O seu próprio nome já dizia...V-A-L-E-N-T-E. Com minha mãe DONALBA,(hoje com 95 anos, graças a Deus!) tiveram suas SETE crias(eu sou o mais novo da prole, mais cinco lindas e adoradas  irmãs e um irmão querido e saudoso que hoje reside com as estrelas lá no céu), meu pai nos deixou quando eu tinha apenas 7 anos.(a vida e as dores me ensinaram o resto!).

Quando a gente tem essa idade, até hoje, poucas e mínimas lembranças vem à tona.(Tai o Jorginho da Avenida Brasil que não me deixa mentir..rs). Mas "vira e mexe" eu me lembro de meu velho pai, que se fosse vivo hoje teria 101 anos, usando sempre o óculos de armação preta e...UM TERNO DE LINHO BRANCO...

VOA LONGE, O MEU TEMPO DE MOLEQUE...
SALTITANTE E SERELEPE
PELAS MINHAS RUAS DE ALENQUER.
BEM DIZIA ATAULFO EM SUA PROSA,
AQUILO ERA UM MAR DE ROSAS
GUARDO A LEMBRANÇA ONDE ESTIVER.

A CASA GRANDE DA TIA ISOLINA
ONDE A GENTE SE ESCONDIA
REFLEXO DO VELHO TEMPO.
EU BRINCAVA À REVELIA
O QUE O MEU PAI ME DIZIA,
GUARDO HOJE NO MEU PENSAMENTO.

QUE SAUDADES DA "RUA DA FRENTE"
O REDUTO DOS VALENTES,
DE MINHA ALENQUER DE OUTRORA.
GRITA POVO,SOCIEDADE,
GRITA AMIGO POR TUA CIDADE,
NÃO BAIXA A CABEÇA AGORA.

MINHA ALENQUER TÃO MALTRATADA
TÃO ESQUECIDA E TÃO USADA,
POR ESSES HOMENS DE "PALETÓ"...
SE ENRIQUECEM NA SURDINA
O CHEIRO FORTE É DE "LATRINA"
LOCUPLETAM-SE SEM TEREM DÓ...

MINHA ALENQUER, HOJE RECORDO
O TIRO, O SANGUE, NO TERNO DE LINHO BRANCO,
UMA VIDA DE ARRIMO CEIFADA...
MINHA PRIMA E O CORPO DO PAI INERTE...(*)
PAI! PARTISTES E NEM ME DISSESTES,
SE VOLTAVAS NUMA ESTRELA ALADA...

VOA LONGE, O MEU TEMPO DE MOLEQUE,
SALTITANTE E SERELEPE,
PELAS RUAS DE MINHA ALENQUER.,
E QUEM É FILHO, DEVERIA,
PLANTAR-TE FLORES, NÃO TÃO VAZIAS
E AMAR-TE,COMO UM HOMEM Á UMA MULHER!!!
(poema escrito originalmente  em junho/1992, onde participei no Concurso de Poemas/Poesias, caderno Cotidiano do Jornal Folha de São Paulo, edição de 13.06.1992), e obtive o honroso 4º lugar,concorrendo com mais de 1.700 textos).

Meu querido pai se foi naquela noite sem lua de maio...Depois da covardia da tocaia, correu e conseguiu chegar até a casa de meu tio, há umas quatro quadras seguintes..(*).Desfaleceu nos braços de minha prima, que estava à porta do grande casarão, vindo a falecer horas depois...

Não sou o Galvão, mas vou dizer...BEM AMIGOS do mundo da blogosfera, vocês que ainda possuem os pais ao lado, lhes deem muito amor, muito carinho, muita atenção, muita compreensão, muita paciência e saibam que EU, com a essência do meu interior, gostaria MUITO,se fosse possível, de poder ainda abraçar meu velho e saudoso pai, e dizer.."MEU VELHO PAI, TE AMO MUITO!!!"

Ahhh!!! Aquele velho terno de linho branco!!!!!

Com Saudades Quase Cinquentonas...
TEU FILHO, "RUBI".

P.S - A matéria de abertura do post, refere-se ao site de Ismaelino Valente, O MARAMBIRE.




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SORTEIO DO BLOG DA MINHA GATINHA NINA...PRESTES A ENCERRAR AS INSCRIÇÕES


Aos Meus Queridos Amigos!
Esta chamada extra, é para informar que está prestes a encerrar o prazo para a participação no sorteio de alguns mimos aqui do Japão, do blog DENGUINHO DA NINA.
Aos amigos que são de meu blog e que já são seguidores, e que já estão concorrendo, agradeço de coração o apoio à brincadeira do blog da minha gatinha, que é administrado e escrito pela minha esposa Sandra.
E caso tenha amigos que não são seguidores, mas que desejarem participar, o prazo para as inscrições encerram-se hoje,dia 10, precisamente às 0:00(meia noite). O sorteio será realizado no post do aniversário do blog do Denguinho, dia 13 próximo, e será pelo sistema random.
Participem!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

NOSSOS CAMINHOS NEM SEMPRE SÃO DE FLORES!


Confesso para vocês, que fiquei perplexo com a notícia veiculada pelo Portal da UOL, dando conta de que um garoto de oito anos, havia recebido a bagatela de R$ 1,50(isso mesmo, um real e cinquenta centavos) para matar uma adolescente no Distrito Federal.
Nem quero me aprofundar no assunto em questão. É algo repugnante!  Os valores que essa criança de oito anos construiu nesses poucos anos de vida, não são propriamente os que lhe deveriam ter ensinado. Até onde os pais tem a sua parcela de culpa? Pois quase na maioria das vezes, somos reflexo daquilo que nossos pais nos ensinaram, ou pelo menos tentaram nos ensinar...
E devemos ter ciência, que nem sempre nossos caminhos são de flores. Seguimos rotas, que com o passar dos anos, achamos estarem corretas. Mas nem sempre são as melhores escolhas.

Muitos pais  pecam pelo excesso de proteção  na formação de um filho, eles tem a culpa mais pela omissão do que pela ação propriamente dita. Conheço casos de que os pais de classe média, mandaram o filho estudar no exterior, deram as condições das melhores escolas, melhores cursos e o resultado? No retorno ao Brasil ele conheceu as drogas, se internou várias vezes, furtava para comprar cocaína e acabou se suicidando. É triste? Lógico que é! Mas nesse caso, os pais tiveram alguma culpa?

Talvez sim, talvez não. A fragilidade de caráter de uma pessoa, pode vir no DNA de cada um. Penso que assim como um dom de um artista por exemplo, um pintor, digamos um Van Gogh tinha um talento próprio para a pintura, existem pessoas que já nascem com o instinto de fazerem sempre o mau, e não há conselhos ou orientações de pais ou educadores que deem jeito.

Infelizmente, essa é a razão do "por que"  que existem pais de caráter ilibado e de bem com a vida, e filhos com a vida virada do avesso, como o garoto de 8 anos de Brasília.

Isso tudo me lembra um pensamento, que me foge agora o autor...
                          " É ensinado a você apenas a metade da sua vida e de seu destino...O resto, é                                   
                              você quem faz!"          

Um beijo no coração de todos e um ótimo final de semana!