AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

Powered By Blogger
Photobucket

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PARÁBOLA DA ROSA E O ROUXINOL



O texto original de Oscar Wilde - dramaturgo, escritor e poeta irlandês - intitulado "O ROUXINOL E A ROSA", ao longo dos anos foram ganhando novas versões, contudo, em todos eles ficou a marca da ingratidão de um ser humano por um animal. Há muito tempo atrás eu conheci uma versão bem legal do poeta, e resolvi postar aqui aos amigos.

"Era uma vez um jovem que vivia num pequeno povoado. Poucos habitantes e um cenário de muita paz e tranquilidade. Toda manhã, ao acordar, ele ia para a janela, tomar seu café com pão. As migalhas do pão caiam ao chão, no jardim de uma única roseira, mas que não florescia há muito tempo. E nesse cotidiano, vinha um lindo rouxinol e sempre comia aquelas migalhas de pão, achando que o jovem sempre jogava para ele se alimentar.
Até que um certo dia, esse jovem se apaixonou por uma linda mulher, e ao se declarar para a sua amada, ela exigiu dele como prova de seu amor, uma única rosa vermelha. Ele procurou então o jardineiro da casa, que lhe disse que infelizmente ele não vai achar nenhuma rosa vermelha nessa época do ano.
Triste e desolado, o rapaz se fechou em seu quarto. O rouxinol, atento à conversa do jovem com o jardineiro, pensou - Como fazer para ajudar o amigo, que até então ele achava, por lhe jogar as migalhas de pão? Pensou, pensou e foi falar com o Mestre dos Pássaros.
- Senhor, como posso fazer para colher uma rosa vermelha, meu amigo necessita de uma!
- Você pode até conseguir. Mas vai lhe custar um grande sacrifício. Pode até lhe custar a vida!
- Não tem problemas, faço qualquer sacrifício pelo meu amigo! Respondeu assim o rouxinol.
- Bem, para conseguir uma rosa vermelha, você vá até a roseira em noite de lua cheia, e quando for a meia-noite, você vai cantar bem alto, e esse canto pode ser forte demais para você. Vai valer a pena mesmo?Perguntou o Mestre dos Pássaros.
- Vai sim, pelo meu amigo vale qualquer sacrifício. E assim foi...

Numa noite de lua cheia, o rouxinol se embrenhou na roseira cheia de espinhos, com poucas folhas e sem nenhuma rosa e começou a cantar. Cantou, cantou, cantou o mais alto que pode e com esse canto nasceu uma rosa branca. Mas ele queria era rosa vermelha. E continuou cantando, cantando até que seu pequeno peito de uma ave tão mignon não resistiu e como se fosse um milagre, o seu sangue manchou a rosa branca, tornando-a vermelha e com uma cor rubra única.

Pela manhã, ao abrir a janela de seu quarto, o rapaz teve uma enorme surpresa. Lá estava a única rosa vermelha que ele precisava. Foi à roseira, a colheu e junto ao pé da árvore, viu o pobre rouxinol inerte e sem vida. E exclamou!
- Ainda bem que essa ave estúpida morreu. Não me deixava dormir à noite!!!
**********************************************************************************
Bem, o melhor desta parábola, aqui contada dentro de minhas reminiscências e de livros antigos já amarelados pelo tempo, vem ao final, quando o autor de forma bem oportuna e feliz,resume:
                         
                                 # Cada um dá o que tem no coração!
                   # E cada um recebe com o coração que tem.

Desejo um ótimo domingo e uma semana de muita paz à todos.                                  

35 comentários:

Penélope disse...

Perfeito! É bem por aí, mesmo! Cada qual sempre oferta aquilo que lhe sobressai. Grande abraço

Tunin disse...

Só os insensíveis não escutam a voz de um pássaro!
A postagem é um modelo para reflexão.
Abraços.

HerminiaRegolf disse...

Hola me encantan tus publicaciones.
Gracias por pasarte por mi blog.
Me gusta 'El ruiseñor y la rosa', ees uno de mis cuentos favoritos.
Y cuánta razón tiene Oscar Wilde con lo del corazón...
Besos y feliz semana.

Bandys disse...

Parabéns Rubi,

seu blog é ótimo e já estou seguindo.
Voltarei mais vezes.
Abraços

Maria Helena Mueller - Lelê disse...

LINDO!
Pena ser tão verdadeiro... Muitas vezes damos o melhor de nós para alguém e somos incompreendidos e até machucados!
Feliz Semana!
Paz e Luz à todos nós!

Laços e Rendas de Nós disse...

Vim espreitar o seu blogue e fiquei presa logo no texto da parábola.

Depois fui lendo devagarinho todos os outros e... adorei.

Temos pontos em comum. Quando puder veja o rubraacacia blogspot.com, o meu outro sítio.

Beijo

Del Rodrigues disse...

Olá achei seu blog muito bom. Com assuntos atuais. Gostei muito da PARÁBOLA DA ROSA E O ROUXINOL e O GOSTO AMARGO DA GOMA DE MASCAR(CHICLETES)...estou copiando e vou utilizar na escola...os alunos estão precisando tomar ciência de matérias como essa. Parabéns! Muito obrigada pela sua ajuda....e gostaria de ainda poder contar com a sua ajuda, acessando até início de março a matéria do concurso que estou participando... O link esse:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576.
Um grande abraço.Paz e Luz!E até breve...

chica disse...

Muito legal e verdadeira conclusão! abraços,chica

Laços e Rendas de Nós disse...

Voltei para pedir se posso 'roubar' a conclusão do seu post de hoje. Posso? É para pôr na abertura do meu blogue.

Obrigada!

Beijo

Filha do Rei disse...

São poucos que realmente sabem receber, porque são poucos os que sabem realmente dar. Abraços!

Anônimo disse...

Moral da história de uma verdade cruel. Damos conforme o sentimento que em nós habita e o outro recebe conforme o sentimento que tem... Assim é!
Beijokas doces e uma boa semana

Unknown disse...

Olá Rubi

Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Já estou te seguindo evou aguardar vc me seguir também.

BJ0000000................
www.amigadamoda1.com

eliana blumle disse...

Olá Rubi, é por aí, pela parábola ...
cada um dá o que tem e nem sempre quem recebe....merece.
bjos

Vanessa Mercado disse...

great blog!!! following you now.. hope you could visit my blog too.. kisses!!!

Aninha disse...

Oi querido bom diaaaa!!!!
Vim retribuir tua visita,e dizer-lhe que amei seu blog,já estou te seguindo e sempre estarei por aqui ok?
Abração e fica com Deus,e obrigada pelas palavras de carinho :D

Marilac disse...

Boa tarde Rubi
Essa parabola sempre me emociona.
Cada um dá o que tem, e como o autor complementa: cada um recebe com o coração que tem.

Quantas vezes presenciamos atos assim no nosso dia a dia,julgamentos precipitados gerando conflitos que nem existem.

Que possamos semear amor e alegria por onde passamos.

Lindo seu blog!Já estou seguindo.
Obrigada pelo seu comentário.
Abraços
e uma semana abençoada e feliz
Marilac

Val Artes Digitais disse...

Oi, achei seu blog lindo, já estou seguindo e sempre que puder passarei por aqui, trabalho com artesanato em eva, venha conhecer meu cantinho ficarei muito feliz.

valartesdigitais.blogspot.com

Bjs da Val

Unknown disse...

Tudo por aqui é de muito bom gosto
passei pra desejar uma boa tarde e
uma semana de muita alegria.
Voltarei sempre abraços!!

Belas postagens!

Ale disse...

Obrigada por sua visita e carinho


cá ficado

Beth disse...

Olá Rubi!
Só agora, depois de postar no meu blog, li essa maravilhosa lição no seu. Penso que a frase final aqui, é a resposta para meu questionamento lá.
Abraço com carinho fraterno,
Beth

Unknown disse...

ola
obrigada por seu carinho em meu blog
fico feliz pela sua participação
seu espaço aqui é maravilhoso, precisamos realmente de atitudes como essa para mudar nossa Terra.
Parabens, estou te seguindo, e sempre passarei por aqui para conferir as novidades.
Estamos juntos nessa.
Abços
ótma semana.

JUIZ DAVÉRIO disse...

Esse conto de Oscar Wilde,me faz lembrar quando eu contava essa história para as minhas filhas, que ate hoje ainda de recordam da pureza do texto.Parabéns Antonio pela sensibilidade mostrada no post.Um grande abraço.Daverio Cantanhede,Fort Lauderdale,Florida,EUA.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia meu querido amigo sensível!
Como estou feliz aqui no teu cantinho...emocionada tbm...guardas um acervo de sensibilidade...fusei teu blog e achei muitos textos interessantes e reflexivos...histórias tão reais dentro de um contexto atual.
Hoje vc fala da INGRATIDÃO.Fico a imaginar que todos nós já praticamos um dia...reflexão profunda para o nosso EU.Aprendizado para nosso dia a dia...Preciso querido,de vim mais vezes no teu cantinho...precisamos trocar experiências para nossa evolução neste planeta...
deixo registrado minha passagem por aqui com um beijo especial só prá ti amigo sensível!

Escritora de Artes disse...

Olá,

Obrigada pela visita, gostei do seu blog!

Saudações

Vanessa Mercado disse...

love it... enjoyed youyr blog...

kisses!!!

Vivian disse...

Olá,Rubi!!

Já conhecia esta história(sou fã do Oscar Wilde), e é muito triste,mas muito verdadeira!
Ainda assim que possamos só dar coisas boas, sem esperar gratidão!
beijos!

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

# Cada um dá o que tem no coração!
# E cada um recebe com o coração que tem.


Adorei estas frases!

Anônimo disse...

# Cada um dá o que tem no coração!
# E cada um recebe com o coração que tem.

sÁBIAS PALAVRAS, NÃO DÁ PRA ESPERAR GRATIDÃO DE QUEM NEM SABE O QUE É ISSO.

ELAINE disse...

Ôi! Passando pra convidar! Tem post novo e presente muito especial! Vem! Cada coração amigo conquistado, é mais uma luzinha a iluminar a nossa estrada! Uma 6ªF radiante e abençoada! Abraço fraterno e afetuoso! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Felisberto T. Nagata disse...

...olá!Bom dia/tarde!
Parábola!Oscar Wilde!Muito bom!
Doar, sem esperar retorno!
Abração!



( cuidem-se, o Santástico, está voltando!)

Patrícia disse...

Antonio, tdo bem?
Adoro parabolas, pena essa no começo parecer tão feliz termina triste...como é inacreditável a falta de sensibilidade de alguns e que só fazem algo bom pra seu bel prazer , mas felizmente tem aqueles que mesmo sendo ignorados, desprezados ou humilhado sabe se doar aos outros e sem esperar gratidão.
Oscar Wilde é um eximo escritor!
Um abraço pra vc, Sandra e a Ninina aquela fofa.
Bom fim de semana!

Line Santos disse...

Olá Antônio! Como está sendo seu sábado? Espero que esteja sendo abençoado! ^^
(...) Cada um dá o que tem no coração... E cada um recebe com o coração que tem. Nossa!! Obrigada por partilhar essa nova versão da parábola. Me fez refleti em muitas coisas, principalmente no âmbito da amizade.
Sabe, faz um tempinho que não venho te visitar, não por ter me esquecido de ti, mas devido os contratempo. Gosto de vir aqui e ficar mais tempo a ler e "troca pensamentos" contigo. Retomando a minha linha de raciocino sobre a parábola... digamos que ela me fez lembrar de amizades perdidas e das amizades que fazemos de tudo para não perder o laço. Pensei também sobre a gratidão. Quantas vezes somos ingratos a um gesto de carinho? E acabamos não dando a importância necessária por aquela pessoa que nos quer bem? Mas também, quantas vezes somos nós os altores do bom gestos e somos esquecidos, e/ou traídos por aqueles que ajudamos? É, por isso coloco todos que passam, todos os que ficam em minha vida nas mãos de Deus. Acho que pior que ter sido 'pego' por um ato de ingratidão alheia, é agir da mesma forma.
Caramba, se eu for falar tudo que esse texto me fez pensar, vou criar um livro! Rs..
Enfim, caro Rubi, obrigada por ter de forma indireta melhorado minha tarde de sábado.
Fica em paz!
Grande abraço da Pérola.

Aninha disse...

Olá querido a quanto tempo ein?
Passando aqui pra desejar a você um fim de semana abençoado!
Bjus fica com Deus e to esperando sua visita no meu blog rssrsrs*-*

Del Rodrigues disse...

Passando para agradecer sua ajuda no meu trabalho.Fico muito feliz em encontrar pessoas na net, que disponibilizam um pouquinho do seu tempo em prol de outras pessoas. Muito obrigada! Tenha uma semana de muita Paz e Luz!!!!
"Existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Janaina Melos de Araujo disse...

OLÁ, MUITO OBRIGADA PELA VISITA E PELO CARINHO, NÃO SOU MUITO DE REDE SOCIAL, MAIS ESTOU CAMINHANDO NESTE MUNDO ONLINE, AINDA ESTOU QUEBRANDO BARREIRAS (MINHAS...MAS FICO MUITO FELIZ COM PESSOAS COMO VOCÊ, COM CERTEZA ESTOU APRENDENDO MUITO, QUE ESTE FERIADÃO SEJA PARA REFLETIRMOS SOBRE COISAS MAIS IMPORTANTE, PARA QUE NOSSO MUNDO SE TORNE UM MUNDO MELHOR EM TORNO A ESSE CAOS GENERALIZADO.
FICA COM DEUS
BJOS