AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

Powered By Blogger
Photobucket

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TORRES DE BABEL...OU SERIA DE PAPEL?


Meados da década de 70, edifícios em São Paulo, como o Joelma e o Andraus pegaram fogo e ceifaram centenas e centenas de vidas. Eu me lembro que assisti o filme "Inferno na Torre" e que no fundo retratava(com imagens reais das pessoas que se atiravam das lages rumo à morte) sobre o incêndio do Joelma.
No filme, o ator americano Steve McQueen vivia o personagem de um chefe de Bombeiros, que ao final daquela tragédia fictícia(mas com enredo bem realista), dizia do que a ganância de muitos poderia causar.Que muitos arquitetos poderiam antes de construírem prédios, consultarem sempre o Corpo de Bombeiros e sempre que possível, acompanharem de perto  a utilização do material usado na obra.

Bem, mas a ficção do filme ficou para trás. Hoje a realidade nos mostra que o enredo do filme tem consistência e deveria servir de alerta às milhares de construtoras, engenheiros e arquitetos no Brasil que se aventuram em erguer prédios. O caso dos prédios que vieram à baixo nesta quarta-feira passada no Rio - deixando um número ainda incerto de mortos - tem uma certa semelhança aos do Pálace I e II de Sérgio Naya, e  ao que também desabou há dois anos no centro de Belém. Por quê?

Eu tenho sempre essa convicção comigo, quando acontecem tragédias como essas. Não tem outra explicação. Excluindo-se ações externas, como terremotos, vendavais, maremotos,etc., mas quando prédios desabam do NADA, ou é falta de competência de quem os projetou, ou é mesmo o uso de materiais de baixa qualidade ou procedência duvidosa, tudo com objetivos de baratear a obra. E por quê? É a ganância desavergonhada de muitos, sempre querendo o máximo para si. E as vidas que se perdem nessas catástrofes? QUEM PAGA?

Infelizmente o nosso Brasil vive sempre de memória curta. Até que Deus nos livre, caia um outro prédio, esse do centro do Rio já ficou no esquecimento de muitos. Menos na dor e na saudade das famílias que perderam seus entes queridos.

Nota - Na construção dos Edifícios de Sérgio Naya, o Pálace I e II, as investigações apontaram que até conchinhas do mar foram achadas no reboco dos prédios. Ou seja, a areia utilizada era areia oceânica,do mar, e totalmente imprópria à construção.

18 comentários:

Anne Katherinna disse...

Meu querido amigo.Que oportuno seu post,que tragédia ne,vc falou tudo,acho que a ganância dessas construtoras e também de projetistas e engenheiros eh que contribuem para essas tragédias.Agora,nesse caso do Rio ainda não se sabe as causas mas vai saber se não eh isso mesmo que vc falou.Pode ser como pode não ser.Ah! Obridadinho pelo comentário no blog,vou tentar achar um tempo para blogar apesar de estar viajando pro exterior dia 3 próximo .Grande Bj!Anne.

Beth disse...

Pois é, novamente o Brasil nas manchetes internacionais com fatos lamentáveis.
Penso que ocorreu com o prédio (1º) que desabou no Rio de Janeiro não foi falha estrutural, nem material de baixa qualidade por tratar-se de construção da década de 1940 e aquelas construções ainda permanecem sólidas. No entanto, a ganância da exploração imobiliária faz com que pessoas pensem que qualquer "faz tudo" é capaz de reformar um imóvel sem o acompanhamento de pessoas qualificadas e a legislação falha quando não determina a presença de engenheiro técnico responsável.
Pois bem, no país do "jeitinho" novamente vidas florescendo foram ceifadas e centenas de profissionais que ali deixaram uma vida de trabalho estão "a ver navios".
Fraterno abraço,
Beth.

Lua- Eu Crio Moda disse...

Acho que confio muito mais num pedreiro com experiência em obras do que um engenheiro que estudou

ELAINE disse...

Rubi! Td bem amigo? Então vc achou legal a brincadeira, é?...Surpresa! Vai lá e lê melhos os nome dos indicados p/participar... Já se achou? Ôba! Vamos lá então, faz a tua postagem respondendo e indica outros e....ganha medalha de ouro!!!!!Abração fraterno!Uma 6ªF iluminada e repleta de bênçãos! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

lena disse...

Olá António.
Muito obrigado pela sua visita ao meu blog dos bichinhos. Fiquei muito contente por ter lido o seu comentário. Vim conhecer o seu blog e li posts muito interessantes e actuais que mostram muitas realidades não só do Brasil como do mundo inteiro. Este post como é óbvio chamou a minha atenção por infelizmente ser algo muito recente. Aqui em Portugal a televisão tem mostrado muitas noticias e vídeos da derrubada. Por isso aqui em Portugal estamos muito Tristes com esta tragédia do nosso pais irmão. Parabéns pelo seu trabalho.... Até breve.
Lena

Anônimo disse...

Oi Antônio! Pensei na histórica usura condenada pela igreja, paradoxalmente. E sempre um prazer vir aqui. Beijos!

Del Rodrigues disse...

Olá Antônio,sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
Obrigada!Paz e Luz!
Esse é o link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

Tunin disse...

Amigo: Do jeito que a irresponsabilidade anda, a gente não pode acreditar mais em ninguém, só no todo poderoso para nos livrar. A ganância do ter obscurece o ser do homem.
Excelente crônica.
Abraços.

manuela barroso disse...

Oi António,
Fiquei petrificada com tão grande tragédia. A não haver explosão, como foi aventado, algo estará errado nos cálculos dos referidos prédios.
A verdade é que depois da tragédia, choram-se saudades dos que partiram abrutamente, inocentemente.
E a roda, sempre a girar...
Grande abraço, António
Bfs

ELAINE disse...

E aí amigo Rubi? Não quiz participar da brincadeira? Teu nome continua lá na lista...E nem o selinho...Um doningo iluminado e repleto de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

By Me disse...

Há mais "torres" a desmoronar!!!A tragédia acontece quando milhares de inocentes pagam uma factura que não lhes pertence.

Boa noite

Patrícia disse...

Oi, Antonio.
Já trabalhei em empresas localizadas em prédios antigos e novos do centro. alguns faziam obras dentro da legalidade, outras faziam "debaixo dos panos" ,pois pagavam propinas a fiscais pra que encobrissem o erro.
Nessa história deve ter sido por esse sistema de "molhar a mão" de fiscais e juntando a irresponsabilidade e ganância de empresários só poderia resultar nessa desgraça.
E olha que contruções antigas são mais resistentes o que seria se fosse em um desses prédios mais modernos? só Deus sabe!
Mas uma coisa á fato velho ou novo, sem manutenção correta e legalizada, nada pode ficar em pé por muito tempo.
Vi na tv que nos anos 70 os últimos andares do prédio maior, havia recuos. Como aquelas ampliações seguintes apareçam por lá? Através de obras legais ou ilegais?
Agora depois dessa tragédia quem sera o culpado? Somente a construtora, o sindico que os contratou ?É óbvio que não, acho que nunca saberemos! Infelizmente isso tudo ficará igual ao caso do restaurante que explodiu na rua da carioca, sem culpados.
A prefeitura precisa agora ser mais enérgica , pois senão ela se tornará omissa.Qdo receber denuncias de irregularidades de obras e de corrupçao de seus funcionários agir com "mãos de ferro" se não essas coisas poderão ocorrer novamente e pior outros inocentes poderão ser assassinados, essa é palavra.
Infelizmente no Brasil muitos não aprendem com os erros e não obedecem regras de conduta.Se não pode utilizar botijões e fazer ate uma pequena obra em estabelecimentos pq desobedecem? Por que sabe que terminará em "pizza" ,que as leis são frouxas.
Mas peço a Deus que não aconteça mais uma tragédia como essas e muitas outras como a do bondinho de Sta Tereza bairro que vive boa parte da minha vida e do qual perdi um ex-vizinho nessa outra tragédia.

PS.: Naji Nahas tb é um canalha, mas o do edf. Palace é Sérgio Naia que já "bateu as botas"...e até hoje pessoas aguardam receber suas indenizações.

Ótima segunda pra vc!

ELAINE disse...

Excelente segunda-feira! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Anônimo disse...

Uma tristeza. Seu texto falou tudo, viu? Excelente.
abraço e muita paz!

Unknown disse...

Antônio, que tragédia este desabamento. Mas é realmente como vc disse, daqui a pouco nos esqueceremos, menos as famílias que perderam os seus amados é que não!
E o povão, né? BBB, CQC, PNCNTV, etc!
Tome letra e abreviação, mas sem parar pra pensar no que se faz em Brasília!
Abraços!

eliana blumle disse...

oi Rubi, realmente a falta de responsabidade de alguns e a omissão de tantos continua fazendo tragédias e tristezas para muita gente.
Abraço

Patrícia disse...

É Antonio agora vou chamar vc tb de Rubi igual a todo mundo...eu adoro comentar aqui he,he,he...uma ótima semana!Ab :)

Elisa T. Campos disse...

Infelizmente muitos prédios estão construídos sem o cuidado e aval necessários para impedir esses catástrofes.

Oportuno texto Torres de Papel e de Babel.

Um grande abraço.