AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A TRISTE PARTIDA - SÃO PAULO, A MÃE DE TODOS OS BRASILEIROS

São Paulo!!!Ah!!!minha querida Terra da Garoa, como eu te amo, como eu sendo paraense, pude gostar tanto de uma cidade fora de meu berço. Mais precisamente em 1979, eu pude te abraçar, vindo de um sonho de uma outra cidade, onde pude constatar que os teus novos baianos podiam "te curtir numa boa" e eu também te curti.E ainda te curto, mesmo vivendo distante e saudoso de tudo o que pude viver no tempo em que eu te abracei. Dia 25 deste mês, muda uma folhinha tipo bíblia de 458 folhas, são 458 primaveras de flores, jardins, orvalhos, auroras e tens um protótipo de CIDADE MÃE, com algo indecifrável que apenas as pessoas que te conhecem a fundo, reconhecem...ESSA ÁUREA DE CIDADE DE TODOS OS BRASILEIROS.

De norte a sul, todos, desembarcam em teus braços e esperam de ti um abraço acolhedor. Mas...tens também um dom implacável de não acolher os fracos ou mesmo aqueles que duvidam de tua grandeza e dinamismo. És metrópole, megalópole e senhora do teu destino. És hoje considerada a sexta maior cidade populacional do mundo, mas para mim, és a primeira, és simplesmente, ÚNICA.

O êxodo que há muito se vê de brasileiros de toda parte do país, mais especificamente do nordeste, para o Município de São Paulo, nunca foi tão bem retratada nesta música do nosso querido e saudoso LUIZ GONZAGA. O "Gonzagão" traduziu em "A TRISTE PARTIDA" toda a epopeia  de um nordestino que se aventura com a família para Sampa, deixando para trás toda a sua vida no nordeste. O que eu fiz no vídeo postado a seguir, foi ilustrar a história do nosso Gonzagão de uma maneira que o amigo que me lê agora,. possa entender, que a ilusão de uma cidade grande, pode durar bem menos que um piscar de olhos.


Cidades como São Paulo e Rio, recebem diariamente milhares de pessoas que chegam de toda parte do Brasil. E infelizmente, muitas dessas pessoas vem sem nenhuma qualificação ou mesmo instrução pedagógica e quando acontece de "portas se fecharem", há o risco do desânimo, abatimento e uma certa frustração de estarem em terras distantes do seu "torrão"(como diz Luiz Gonzaga) sem oportunidades, emprego,etc. Aí...no meu entender, é que há a possibilidade do desvirtuamento dessas pessoas passando a integrarem uma já indesejada parcela da população que fomentam a violência e o crime na Paulicéia.

Portanto, não sou contra o êxodo. Sou sim, contra as pessoas se aventurarem a tentar a vida numa cidade grande sem terem condições para tal.
Parabéns linda SÃO PAULO! A SINFONIA PAULISTANA de Billy Blanco te homenageia nessa data tão singela. Tin tin!!!!

Nota - As imagens no vídeo de "A TRISTE PARTIDA", de Luiz Gonzaga, são fotos compiladas na internet,sendo de domínio público e sem uso comercial.
Postar um comentário