AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

Powered By Blogger
Photobucket

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A TRISTE PARTIDA - SÃO PAULO, A MÃE DE TODOS OS BRASILEIROS

São Paulo!!!Ah!!!minha querida Terra da Garoa, como eu te amo, como eu sendo paraense, pude gostar tanto de uma cidade fora de meu berço. Mais precisamente em 1979, eu pude te abraçar, vindo de um sonho de uma outra cidade, onde pude constatar que os teus novos baianos podiam "te curtir numa boa" e eu também te curti.E ainda te curto, mesmo vivendo distante e saudoso de tudo o que pude viver no tempo em que eu te abracei. Dia 25 deste mês, muda uma folhinha tipo bíblia de 458 folhas, são 458 primaveras de flores, jardins, orvalhos, auroras e tens um protótipo de CIDADE MÃE, com algo indecifrável que apenas as pessoas que te conhecem a fundo, reconhecem...ESSA ÁUREA DE CIDADE DE TODOS OS BRASILEIROS.

De norte a sul, todos, desembarcam em teus braços e esperam de ti um abraço acolhedor. Mas...tens também um dom implacável de não acolher os fracos ou mesmo aqueles que duvidam de tua grandeza e dinamismo. És metrópole, megalópole e senhora do teu destino. És hoje considerada a sexta maior cidade populacional do mundo, mas para mim, és a primeira, és simplesmente, ÚNICA.

O êxodo que há muito se vê de brasileiros de toda parte do país, mais especificamente do nordeste, para o Município de São Paulo, nunca foi tão bem retratada nesta música do nosso querido e saudoso LUIZ GONZAGA. O "Gonzagão" traduziu em "A TRISTE PARTIDA" toda a epopeia  de um nordestino que se aventura com a família para Sampa, deixando para trás toda a sua vida no nordeste. O que eu fiz no vídeo postado a seguir, foi ilustrar a história do nosso Gonzagão de uma maneira que o amigo que me lê agora,. possa entender, que a ilusão de uma cidade grande, pode durar bem menos que um piscar de olhos.


Cidades como São Paulo e Rio, recebem diariamente milhares de pessoas que chegam de toda parte do Brasil. E infelizmente, muitas dessas pessoas vem sem nenhuma qualificação ou mesmo instrução pedagógica e quando acontece de "portas se fecharem", há o risco do desânimo, abatimento e uma certa frustração de estarem em terras distantes do seu "torrão"(como diz Luiz Gonzaga) sem oportunidades, emprego,etc. Aí...no meu entender, é que há a possibilidade do desvirtuamento dessas pessoas passando a integrarem uma já indesejada parcela da população que fomentam a violência e o crime na Paulicéia.

Portanto, não sou contra o êxodo. Sou sim, contra as pessoas se aventurarem a tentar a vida numa cidade grande sem terem condições para tal.
Parabéns linda SÃO PAULO! A SINFONIA PAULISTANA de Billy Blanco te homenageia nessa data tão singela. Tin tin!!!!

Nota - As imagens no vídeo de "A TRISTE PARTIDA", de Luiz Gonzaga, são fotos compiladas na internet,sendo de domínio público e sem uso comercial.

34 comentários:

Tunin disse...

A homenagem ao aniversário de São Paulo é muito bonita e sensível.
A migração para os grandes centros dá-se pela ilusão de se" mudar de vida" como um passe de mágica. Para isto é necessário ter-se a qualificação em determinada área, senão ficará na marginalidade.As pessoas deveriam ser orientadas nesse sentido.
Abração.

Simone MartinS2 disse...

Boa tarde...dizem que o Brasil é uma Mãe e digo que SÃO PAULO é o pai, pois da sustenção, equilibrio, para aqueles que procuram um jeito de trabalhar, honesto e com garra, todos chegam lá...é só querer e acreditar...Parabens São Paulo, terra que amo de paixão! Abraços e belo post. em homenagem a nossa cidade!

Nilson Barcelli disse...

Nunca a visitei, mas mesmo vista da Europa, S. Paulo é uma cidade importante e enorme...
Abraço.

Patrícia disse...

Ah Antonio, eu também amo SP morei de março de 2001 a dezembro de 2009, cresci profissionalmente , conquistei o que tenho hoje e fiz muitos amigos.
Tive entre vizinhos , colegas de facu e trabalho judeus, muçulmanos, orientas, bolivianos... lugar cosmopolita de pessoas maravilhosas .
O que me consola é que de vez enquanto vou lá, inclusive a trabalho, "mato" todas as saudades. Sou carioca mais adoro aquele frio de rachar.Terra que só me deixou ótimas recordações
Que saudades de ir na 25, do Ibirapuera, da paulista, da Laramara...tantos lugares. Vou parando se não acha texto. Boa semana pra vc.

Anne Katherinna disse...

Querido Rubi!Que linda homenagem vc fez para minha maravilhosa Sampa Desvairada, vc conseguiu expor em suas poucas mas sensatas palavras,tudo o que a gente que 'e paulistanos sente e vive.Eu também amo S.Paulo mesmo com todos os problemas que ela tem,mas como todos sabem e vc enfocou isso muito bem, isso deve-se muito ao êxodo desenfreado de pessoas de outras cidades do Brasil.Parabéns meu querido,linda homenagem.A música de Luiz Gonzaga apesar de dramática nos passa todo o sofrimento de nordestinos.Bjs!!!Anne.

chica disse...

Homenagem legal e bem feita à SP que por certo, merece! abraços praianos e cheios de sal,chica

Luciana Gomes disse...

Olá, querido.
Pelas regras, o texto deve ser inédito, criado exclusivamente p o Vou-de-Blog! Estou te aguardando.
Abraços.
Lu

Nina disse...

Ru...
Ficou perfeito o vídeo ...música com uma letra muito linda...apesar de dramática ...Linda homenagem a nossa querida Sao Paulo...Parabéns pelo texto!
Beijos!
San & Nina

Vivian disse...

Olá,Rubi!

Linda homenagen!E umm texto muito consciênte! Mesmo numa cidade grande, as oportunidades são para quem tem qualificação...o que deixa de fora a maioria dos brasileiros...
Lindo seu blog! Também quero um Brasil melhor!Mais justo e com mais educação,mais saúde...no mínimo...
*Obrigada pela visita!Seja Muito bem vindo!
Bom final de semana!
beijos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

disse...

Oi!
Seu blog é especial. Linda homenagen. Parabéns!

Aceita ser Colunista do "Jornal da Cidade Online"?

Contato:mariacatherinerabello@gmail

Feliz Fim de semana!!!
Feliz Vida!

Anônimo disse...

Uma bela homenagem para essa cidade cosmopolita. A não ser o litoral de Ilhabela (linda, por sinal), no mais não conheço. Mas é cidade importante. Meu abraço e admiração por esta casa!

Patrícia disse...

Antonio vim te desejar uma ótima semana. Ab :)

ELAINE disse...

Parabéns por esta homenagem tão linda e sensível a São Paulo! A São Paulo de todos nós merece, pois tem um coração quase do tamanho do país para receber a todos! Contudo, concordo com todas as colocações que você fez! Quem sabe um dia se chega lá...Precisamos acreditar que sim!!!!
Você viu a chamada para a campanha coração amigo? Não gostaria de participar? Por uma internet, mais humana, generosa e mais amor entre blogs...Muito obrigada pelo carinho! Nunca lembre de me esquecer! Volta sempre que quiseres e/ou puderes!Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Graça Pereira disse...

Bonita homenagem à terra que amamos! É assim que os seus bons filhos devem fazer!
Beijo
Graça

eliana blumle disse...

obrigado pela sua visita no meu blog, muito linda e justa homenagem a esta cidade "grandiosa" que é São Paulo ,em todos os sentidos. Adorei seu espaço , aqui encontramos eco nas nossas indignações que ocorrem no nosso Brasil varonil. Simplesmente adorei.
Estarei sempre por aqui.
Abraço

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Bom dia!
Grata pelo seu comentário.Não conheço pessoalmente SP,mas imagino o céu enorme e eu um pontinho minúsculo.Com certeza me sentiria pequena.Gosto de cidades pequenas a minha tem 75 mil hab.Onde a maioria se conhece e se cumprimenta na rua.
Grande abraço
se cuida

Everson Russo disse...

E parabéns a nossa imensa Sampa, tão bela nos versos de Caetano que no dia 25 completa mais um ano de vida...abraços de bom dia pra ti amigo,,,e uma semana de paz...

Anônimo disse...

Oi Rubi,

lindo o seu post, bela e merecida homenagem à São Paulo que recebe tantos.

Você já faz parte do meu rol de amigos, seja sempre bem vindo. Estarei por aqui também, já o sigo a algum tempo.

Beijos e obrigada pelas palavras gentis.

Abraços

Beth disse...

Bom dia! Agradeço seu sensível comentário no meu blog e é uma honra tê-lo como seguidor. Visitei o seu e passarei a seguir.

Abraço,
Beth.

Pubcriativo disse...

Oi, adorei seu post, merecida homenagem à São Paulo, que apesar de tanta coisa acolhe a todos que ali desembarcam.

Obrigada pela visita ao meu blog!

Abraços

Ana Jardim disse...

Oii,
Vi retribuir sua visita e amei seu post!! já estive aí uma vez e conheci alguns lugares...é linda!Parabéns para a cidade São Paulo.
Tenha uma boa semana!
bjus

Felisberto T. Nagata disse...

OlÁ! Bom dia/tarde/noite!
É! Nossa Sampa!Tudo aconteceu, não só na esquina da São João com a Ipiranga! Em todas as esquinas! Desde, a esquina da Brigadeiro com a Paulista, em Interlagos, nas nossas "quadras de futsal", nas mesas de sinucas, nos nossos devaneios desvairados...belas lembranças de um tempo, q não volta mais... que consolidou nossa amizade (além do parentesco, lógico)! Parabéns Sampa! De tanta gente!Sonhadoras: vencedores e perdedores!
Obrigado pelo belíssimo comentário em meu blog! Me deixou sensibilizado e emocionado!
Você, é um dos poucos, que pode falar com propriedade, de COMO É BOM ME VER DE PÉ, afinal, VIU OS TOMBOS QUE LEVEI!rsrs
Boa semana!
Abraços!
(( ah, aceita o "convite" da Maria Catherine,é um belo jornal, tenho uma poesia lá!))

Anne Katherinna disse...

Querido amigo,reiniciei a edição de meu blog e espero por sua presença por lá , ainda estou engatinhando nao sou expert como você e a Sandra mas quem sabe se um dia não chego lá não eh mesmo?Beijos!

Anônimo disse...

Que coincidência você ser paraense. Sou cearense mas moro em Belém (hã?). Sei, nada a ver, rsrs

Fênix27 disse...

Olá,
Vim agradecer sua visita e por seguir o meu cantinho.
O seu blog é o nosso Brasil vivo,bela homenagem e referencia a SAMPA>AMO DE LOUCURA E PAIXÃO.Cheguei em Sampa em 1959,quando tinha garoa,hoje o meu Sampa esta tendo outras coisas que enfeiam a grande metrópoli.Imagine se Sampa parar,o Brasil em peso ficara como?.
Amigo obrigado pelo teu carinho,e te faço o convite para participar da minha campanha.Já estou a te seguir.
Abraços.
http://wwwavivarcel.blogspot.com/

Renata Guidinha disse...

Cheguei pra conhecer os seu espaço e posso garantir que as visitas serão frequentes. Super interessantes e antenadas suas colocações. Circulei por várias postagens e vou ter muito o que ler aqui. Costumo bisbilhotar os blogs que sigo de ponta a ponta, então já viu que vai ler comentários meus em postagens antigas que certamente vc pensava que ninguém mais leria...
São Paulo é uma cidade fantástica, muita gente reclama dela, mas onde encontrar tanta diversidade em um único espaço? Cidade construida pelas mais variadas neturalidades brasileiras, fazendo um retrato vivo do país.
Um abração
Renata

Penélope disse...

Bela e merecida homenagem a uma cidade que recebe a todos indistintamente. Abraços, meu amigo!!!

ELAINE disse...

Parabéns por tudo, pois está perfeito! Mas principalmente pela seleção musical!Vamos festejar os 500? Vem! Tô te esperando! Só falta você! Uma 3ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

manuela barroso disse...

Olá Rubi,
O que conheço de SP é só imagens de uma cidade grandiosa, imensa!Como tudo que é Brasil, é imenso Seja a terra, seja o coração, seja a alegria! Mas uma coisa é certa! A verdade sobre as migrações! Que se não forem feitas com os fins em vista, podem ser o pesadelo de um sonho!
As suas postagens são muito, mas muito oportunas! Virei de novo.
Bji

Giovana Schneider disse...

Que belíssima homenagem,parabéns ...
Não conheço São Paulo( minha irmã é casada com um paulista e morou algum tempo em Campinas,infelizmente somente conheço Cachoeira Paulista e um outro lugarejo),um dia com certeza irei conhecer.

ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...


GIOVANA

SOL da Esteva disse...

Rubilar

Magnífica a ideia de Homenagear a S.Paulo que amas.
Atrasado (motivos de saúde), mas com alguns Amigos por lá, mas a mensagem não passou para este lado do Mar; fiquei a saber por ti.
Parabéns e para a tua Cidade Metrópole: a Grande S. Paulo.

Abraços

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Filha do Rei disse...

Oi!! Linda homenagem a São Paulo. Estive aí poucas vezes mas percebi que tudo é grandioso e ao mesmo tempo existe a simplicidade, sõ que muitas vezes a correria do dia a dia não dá para perceber a 2ª. Bjs

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Ola Antonio, como vai? Vim aqui para agradecer a mensagem de aniversário, muito obrigada ,é linda eu fiquei muito feliz. Não sei nem como retribuir essa gentileza. Muito obrigada mesmo. Abraços