AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

Powered By Blogger
Photobucket

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

domingo, 12 de agosto de 2012

O MEU VELHO PAI "VALENTE"...

Hoje comemoramos o DIA DOS PAIS. 12 de Agosto. Eu como pai, você que me lê agora, sendo pai, ou mesmo minhas amigas tão queridas que tenho aqui, que ainda tem a felicidade de terem ao lado os seus papais, desejo oferecer este post...(além do meu, óbvio!)

12 de maio de 1963. Época da revolução, da política brasileira de dois partidos, ARENA e MDB.E uma época apesar de um pouco distante dos tempos de "bang-bang" dos filmes hollywoodianos, os homens da política desse tempo gostavam de resolver suas diferenças à bala.

À todos os amigos que me seguem aqui, o assunto até pode parecer um pouco "enfadonho"...pô,história da família do Rubi, quem se interessa por isso? Eu sei que muitas vezes quando trazemos nossa história própria aqui para o mundo da blogosfera, muitos passam os olhos rápido no texto, poucos leem ,etc. e tal. Mas o post eu abro e dedico aos amigos que me tem uma certa estima e valorizam a nossa amizade.

Eu sempre percebi a diferença entre a postura entre o PAI e a MÃE, na educação, disciplina e formação de valores na vida de um filho. Tem vezes que comparo que o pai, digamos é como astrônomo experiente e com vários anos de trabalho, que quando vislumbra uma nova estrela no espaço cósmico, procura lapidar,controlar, medir, e depois de ter certeza que está pronta para ser vista, DIVULGA e sente orgulho em saber que foi ele quem a achou. Já a mãe(por favor gente, lógico que toda regra tem sua exceção, tem mães que fazem sozinhas o papel de pai/mãe, e "tiro o chapéu" para essas "Valentes" guerreiras, que deveriam receber presentes dobrados em maio e agosto), contudo, existem muitas mães que relevam e abrem muito as chamadas "porteiras" para os filhos. Vocês querem um exemplo?

A filha completa seus 15 anos, tem desejo de ir com os amigos a um baile funk, após a festa do seu níver, que o pai fez,  contando com a presença digamos...sei lá, do Luan Santana..(sic..rs!).O pai proíbe, veta, entende que é perigoso, é tarde, etc. e tal.
Já a mãe, que ficou a tarde toda preparando o vestido, os sapatos, a maquiagem e os preparativos para a festa debutante da filha, de uma certa forma se emociona com o desabrochar da "sua flor", e vendo a "sofreguidão" da filha, clamando para ir pela primeira vez a um baile funk, pedindo com os olhos cheios de lágrimas, "abre a porteira" e aí tenta convencer o pai a deixar que ela vá com os amigos ao baile...

Óbvio, aqui é uma mera ficção...Mas querem saber como poderia ter acabado essa "historieta"?. Desculpem a dramaticidade, poderiam ter perdido uma filha e um casamento...
Por isso, que digo,  geralmente, os pais FECHAM a porta. As mães, ABREM. Mas isso é até normal, a mãe dá a cria e com isso muitas vezes o cordão umbilical parece não se romper jamais. Parecem seres indivisíveis, que não se pode tirar metade. São praticamente seres "caras-metade".

Meu pai JOAQUIM...Um pai VALENTE. O seu próprio nome já dizia...V-A-L-E-N-T-E. Com minha mãe DONALBA,(hoje com 95 anos, graças a Deus!) tiveram suas SETE crias(eu sou o mais novo da prole, mais cinco lindas e adoradas  irmãs e um irmão querido e saudoso que hoje reside com as estrelas lá no céu), meu pai nos deixou quando eu tinha apenas 7 anos.(a vida e as dores me ensinaram o resto!).

Quando a gente tem essa idade, até hoje, poucas e mínimas lembranças vem à tona.(Tai o Jorginho da Avenida Brasil que não me deixa mentir..rs). Mas "vira e mexe" eu me lembro de meu velho pai, que se fosse vivo hoje teria 101 anos, usando sempre o óculos de armação preta e...UM TERNO DE LINHO BRANCO...

VOA LONGE, O MEU TEMPO DE MOLEQUE...
SALTITANTE E SERELEPE
PELAS MINHAS RUAS DE ALENQUER.
BEM DIZIA ATAULFO EM SUA PROSA,
AQUILO ERA UM MAR DE ROSAS
GUARDO A LEMBRANÇA ONDE ESTIVER.

A CASA GRANDE DA TIA ISOLINA
ONDE A GENTE SE ESCONDIA
REFLEXO DO VELHO TEMPO.
EU BRINCAVA À REVELIA
O QUE O MEU PAI ME DIZIA,
GUARDO HOJE NO MEU PENSAMENTO.

QUE SAUDADES DA "RUA DA FRENTE"
O REDUTO DOS VALENTES,
DE MINHA ALENQUER DE OUTRORA.
GRITA POVO,SOCIEDADE,
GRITA AMIGO POR TUA CIDADE,
NÃO BAIXA A CABEÇA AGORA.

MINHA ALENQUER TÃO MALTRATADA
TÃO ESQUECIDA E TÃO USADA,
POR ESSES HOMENS DE "PALETÓ"...
SE ENRIQUECEM NA SURDINA
O CHEIRO FORTE É DE "LATRINA"
LOCUPLETAM-SE SEM TEREM DÓ...

MINHA ALENQUER, HOJE RECORDO
O TIRO, O SANGUE, NO TERNO DE LINHO BRANCO,
UMA VIDA DE ARRIMO CEIFADA...
MINHA PRIMA E O CORPO DO PAI INERTE...(*)
PAI! PARTISTES E NEM ME DISSESTES,
SE VOLTAVAS NUMA ESTRELA ALADA...

VOA LONGE, O MEU TEMPO DE MOLEQUE,
SALTITANTE E SERELEPE,
PELAS RUAS DE MINHA ALENQUER.,
E QUEM É FILHO, DEVERIA,
PLANTAR-TE FLORES, NÃO TÃO VAZIAS
E AMAR-TE,COMO UM HOMEM Á UMA MULHER!!!
(poema escrito originalmente  em junho/1992, onde participei no Concurso de Poemas/Poesias, caderno Cotidiano do Jornal Folha de São Paulo, edição de 13.06.1992), e obtive o honroso 4º lugar,concorrendo com mais de 1.700 textos).

Meu querido pai se foi naquela noite sem lua de maio...Depois da covardia da tocaia, correu e conseguiu chegar até a casa de meu tio, há umas quatro quadras seguintes..(*).Desfaleceu nos braços de minha prima, que estava à porta do grande casarão, vindo a falecer horas depois...

Não sou o Galvão, mas vou dizer...BEM AMIGOS do mundo da blogosfera, vocês que ainda possuem os pais ao lado, lhes deem muito amor, muito carinho, muita atenção, muita compreensão, muita paciência e saibam que EU, com a essência do meu interior, gostaria MUITO,se fosse possível, de poder ainda abraçar meu velho e saudoso pai, e dizer.."MEU VELHO PAI, TE AMO MUITO!!!"

Ahhh!!! Aquele velho terno de linho branco!!!!!

Com Saudades Quase Cinquentonas...
TEU FILHO, "RUBI".

P.S - A matéria de abertura do post, refere-se ao site de Ismaelino Valente, O MARAMBIRE.




22 comentários:

Edilene disse...

Belíssima homenagem ao teu pai, e muito bom saber da tua história, muito triste pela perda tão precoce do teu VALENTE pai, que eu acredito que onde estiver tem muito orgulho desse filho VALENTE que ele deixou, que se tornou um grande homem. Parabéns Rubi, pelo seu pai tão guerreiro, por você e pelo seu dia hoje: Dia dos Pais!

Um abraço carinhoso!

chica disse...

Uma história que nos emociona. Linda homenagem ao teu pai e adorei ver a tua reflexão... Pais e mãe devem ,PELO BEM DOS FOLHOS, ter sincronia, pensamentos afinados para não haver essa discordância...

Lindo tudo, teu poema maravilhoso! Pena o fim de teu pai assim, jovem... abração,lindo dia dos pais,chica

Filha do Rei disse...

Lindas palavras, lindo poema, lindas lembranças.O importante é o privilégio que temos ou que tivemos de conviver com estas pessoas que nos ensinaram tanto.
Ah, e um grande parabéns para ti por este dia especial. Bjs

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Rubi, que linda homenagem prestada ao seu querido pai.
Muito triste o que lhe aconteceu,
Mas que de onde ele estiver, saberá que deixou um belo fruto!
Um abração e feliz dia dos pais!
Mariangela

Nina disse...

Oi papi...
Feliz Dia dos pais!
Da sua gatinha...
Nyan nyan
Nina

Isabel Ramalho disse...

Olá Rubi.Que seu pai seja sempre a lembrança viva do amor em tua vida. Triste história a do seu pai.
Um abraço carinhoso e Feliz Dia dos Pais!

Isabel Ramalho

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
Tudo bem por aqui?
Bela e emocionante homenagem ao papai Valente!Por isso que as escolhas são feitas sempre envoltas ao que sentimos; se for o bem, nos envolvemos com este na sintonia, energia e vibração que segue este caminho e por mais que o mal surja,COMO ACONTECEU com seu pai, não nos permitimos envolver com ele e sim aprendemos cada vez mais transformá-lo conduzindo-o ao bem, e assim... eis uma pessoa do BEM como você!
Feliz Domingo do Dia doa Pais #papi
sim...você já tinha me dito para aguardar...nem esquenta!
Boa semana!
Abraços

Carla Fernanda disse...

Rubi que linda homenagem E que biografia exemplar do saudoso Joaquim Santana Valente. Vc faz juz ao teu pai.
Na página no face tem uma homenagem para os pais. Passa lá para almoçar...kkk
http://www.facebook.com/AmorAcordadoBlog?ref=hl

Beijos!!

Simone MartinS2 disse...

Boa noite Antonio Rubilar Valente...Só não li a materia do jornal, mas todo o post., fui lendo devagar para degustar cada palavra, cada linha e entender, compreender como voce, que tambem é pai, sentiu-se enquanto escrevia sobre o Pai, a Mãe ou quiçá, sobre os dois...Meu pai me deixou lembranças lindas tambem, mas eu o perdi ha somente tres anos, mas sinto-o bem feliz onde esta. Adorava escrever, cantar e dançar. Humilde e cheio de fantasias vivia a vida de forma tranquila. Trabalhou bastante, mas nunca foi de juntar bens, quando partiu, morava de favor com uma tia, mas que lhe fazia muita companhia. Eu disse, não foram muitas vezes, mas disse que o Amava. Obrigada pela sua historia, muito me emocionou e me fez entender, que Amar é sentir e falar
e nunca deixar para amanhã...Feliz dia dos Pais!
Abraços.

Maria Helena Mueller - Lelê disse...

Oi Rubi!
PARABÉNS pelo dia de hoje!
Não é em vão teu sobrenome, hein?!
Triste história, mas sempre é bom saber um pouco sobre a vida de nossos Amigos! Me sinto mais próxima!
E continuam as coincidências entre nós dois... Meu pai faleceu quando eu tinha 2 anos (não lembro dele). Por outro lado tive a felicidade de ter um Avô-PAI!!! Que também foi vereador na mesma época que teu pai. Uma das homenagens que recebeu, após seu falecimento, foi ter uma Escola com seu nome.
Pensa que é só?!... Acertou!
Não!!!
Nossas avós tinham o mesmo nome: OTÍLIA!!!
E assim seguimos...
Desejo que tenhas uma semana repleta de Luz e de Paz!!!
Beijos Amigo, Lelê.

Unknown disse...

Cara, meus parabéns pela história da sua família!
Triste, mas linda ao mesmo tempo. Nem vou mencionar a covardia do jagunço que separou vcs dois. Ver hoje o homem que vc é, com seu caráter, sua coragem, honrando o nome do seu pai, imagino que lá no céu ele terá uma enorme alegria em te encontrar (que demore, assim oro a Deus) e ver que o trabalho dele não foi em vão. Suas visitas são ricas, amo quando nos encontramos por aqui. Que Deus te abençoe e te guarde. Beijo!

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, nossa que coisa, seu pai faleceu muito novo mas foi um grande homem, uma covardia terem-lhe tirado a vida, imagino a dor da família na época! Um homem Valente com certeza!
Vc tem razão amigo os pais normalmente fecham as portas e as mães tentam abrir rsr somos manteigas derretidas demais, mas é esse equilíbrio que protege os nossos filhos! Muito bacana sua postagem, uma bela homenagem e ótima reflexão sobre a paternidade! Adorei ler a história de vida do seu pai! Parabéns, o sobrenome faz jus aos personagens desta história! Abraçossss

ELAINE disse...

Ôi Rubi, meu querido amigo! Que post, hein.... Parabéns! Lindo demais! Meu amigo, quanto ao comentário, não sei explicar, já fui procurar pra ver se não tinha ficado nos SPAM, mas não... Ah! E o meu DVD não recebi ainda não..... TÔ na torcida e na espera....
Grande início de semana!
Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Laços e Rendas de Nós disse...

Um pouco tarde, mas sempre presente. Dias de homenagem, e que bela! Sofrida, vivida...
Um beijo grande pela imagem de teu Pai!

Recebi com toda a emoção o CD. Só tu para te lembrares de uma coisa LINDA!

Beijo e abraçinho

Laura

Ju disse...

Que lindo meu amigo Rubi...
Passei pra te deixar um grande abraço...
Saiba que sempre andas comigo, carrego um pedacinho de você todos os dias ao meu lado.
Bjus!

Anônimo disse...

Oi amigo! Essa terra estranha e íntima, próxima ou distante dos que estão nessa ou naquela dimensão, é o amor. E que é sempre descoberto, aprendido, saudoso. Meus parabéns pelo pai que é. Meus parabéns pela homenagem linda. Beijos e minha amizade.

Carla Fernanda disse...

Não lembro-me o dia exatamente da chegada do CD, mas foi muita felicidade amigo. A primeira do Japãp e a mais distante. Vc vai msm ficar na história. Valeu!!

Obrigada!!

Bjs

Inventei o que fazer:
http://www.facebook.com/AmorAcordadoBlog?ref=hl

Passa lá. ;D

Del Rodrigues disse...

Nossa Rubi, bonita a triste ao mesmo tempo a história do seu pai...morreu muito novo. Mais pelo que vejo deixou bons frutos e valores aqui na terra. Já passei antes e dei para vc os parabéns pelo seu dia.
Graças a Deus, ainda tenho meu pai, que muito tem lutado com sua doença para ficar por aqui, junto de mim e sua família.
O trabalho anda apertando...mais hoje recebemos a notícia que minha escola alcançou o índice que mede o desempenho de todas escolas do Brasil(IDEB).O trabalho é arduo para tentar modificar essa nossa triste história por aqui...
Um abraço e parabéns! Muita Paz e Luz!

Patrícia disse...

Que lindo post amigo...e seu pai fazia jus ao nome mesmo...q lindo sua maezinha com 95 uauuu ,parabéns...E continue sim falando da sua familia aqui o qto vc quiser , eu adoro ler.
Eu tb perdi meu pai mais nova q vc eu tinha apenas 1 e já fazem 3.....6 anos esse fato...sempre convivi bem com essa ausencia.Mas sinto que apesar de tudo q ele deixou um legado no sangue pra mim, pois todos dizem q o puxei, na personalidade e na determinação
Desejo pra vc que com certeza é um pai nota 1000, todas as bençãos de deus junto de sua prole e que seu paizinho seja sempre o seu exemplo maior .
Desculpe pela demora em vir aqui, viu e tb te informo que já ouvi o cd e gostei muito de saber os gostos de comum com muitos amigos em comum ali...e seu banner eu vou fazer um codigo pra colocar na minha página
Abços

Elisa T. Campos disse...

"Aquele velho terno de linho branco"

Caro Rubi
Que todos tenham doces lembranças como estas dos pais que já se foram.
Tenho também lindas lembranças do meu velho pai que já não está aqui um imigrante que lutou como o seu trabalhando muito na nova terra e em prol da família.

É justa essa homenagem para uma pessoa que tanto na vida pública como na particular lutou por uma vida dígna.

E o seu poema é um encanto.Seu pai deve estar sorrindo orgulhoso com tão linda homenagem. Parabéns.

Um grande abraço.

Aninha disse...

Oi meu querido amigo Rubi...
Venho lhe peir desculpas por minha ausência aqui no seu cantinho,enfim aqui na blogsfera,pois o amigo sabe que estou com a saúde fragilizado por conta da doença do século,não tenho cabeça pra postar pros amigos,espero que me entenda e sempre que eu puder venho aqui lhe trazer noticias e prestigiar seu blog,o qual eu acho um dos melhores!!!
E olha amigo Rubi sua história é muito comovente,a perda do seu painho foi muito triste,mas Deus é contigo e seu paizinho está descansando e um dia vcs vão se encontrar denovo,não sei se vc crer nisso,mas tudo bem!!!
Amigo Rubi desjo a vc e familia um restinho de semana abençoado!
Bjus ....

http://aninhavitoriosa.blogspot.com.br/

ELAINE disse...

Rubi, meu amigão! Voltei pra rever o amigo e pra te dizer que o presente chegou! Uhuuuuu! Já postei lá no blog! Vem ver! Ficou lindo! Adorei! Posso pedir teu voto pra minha gatinha
Praguinha Nenê, que está participando
do 6º Concurso Animal Virtual e já está
lá no blog?
Quinta e sexta-feiras iluminadas!
Um abençoado e feliz final de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/